top of page
HORIZ_BRANCO.png

SOBRE NÓS

O Coletivo Clóvis Moura é um coletivo de acolhimento a pesquisadores e pesquisadoras negros e negras no campo das Humanidades. Seu surgimento se deu como reflexo da política de cotas instaurada na pós-graduação do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, no tardio ano de 2017.

 

Dado o ingresso de pós-graduandxs negrxs, as pautas pelo acesso e permanência uniram o grupo em um coletivo e, assim, começou a luta pela inflexão da interpretação do sistema de classes e da noção corrente da formação econômica e social do Brasil. Vimos que a noção corrente de capitalismo e do Brasil enquanto país capitalista não nos servia enquanto marco teórico e, mais que isso, uma violenta dominação ideológica na prática das Ciências Econômicas se mantém na academia.

Assim, ao longo do ano de 2019, o grupo de estudos que deu origem ao Coletivo Clóvis Moura se reuniu para agir politicamente e manter discussões e pesquisa acerca da totalidade da questão de gênero e raça no sistema de classes.

 

O marco de lançamento, em 26 de novembro de 2019, foi o seminário Teoria Econômica e Branquitude - Reflexos Epistemológicos no IE/UNICAMP (vídeo disponível na página Eventos), onde se leu o Manifesto contra a dominação ideológica burguesa-branca- masculina na prática das Ciências Econômicas (manifesto disponível abaixo).

Nossas atividades, desde então, só continuam, sendo que no primeiro semestre de 2020, o Coletivo ofereceu a primeira disciplina que discute gênero e raça com centralidade ao capitalismo na Graduação de Ciências Econômicas do IE/Unicamp.

bottom of page